DOR NA REGIÃO ANTERIOR DO JOELHO – COMO TRATAR?

Dra Camila Venturim Nogueira

A dor localizada na região anterior do joelho sem trauma associado pode ter diversas etiologias. A mais comum entre jovens é a dor patelofemoral, também conhecida como condromalácia ou condropatia patelar.

Essa patologia é caracterizada por uma dor difusa na região anterior do joelho, sem história de trauma, que piora com algumas atividades como subir e/ou descer escadas, realizar saltos, andar em um plano inclinado, usar salto alto por tempo prolongado, ficar em pé ou sentado por um longo período e agachar. Todos esses fatores resultam no aumento das forças compressivas na articulação patelofemoral causando dor no joelho.

Diversos fatores podem causar um mau posicionamento ou alinhamento da patela, levando a uma alteração na biomecânica da articulação do joelho e gerando um desgaste da cartilagem na área de maior pressão. Dentre esses fatores podemos citar:

-Alterações anatômicas estruturais, como anteversão aumentada do colo do fêmur, geno valgo, geno varo, alterações da superfície troclear, aumento do ângulo “Q”, encurtamento do retináculo lateral e da banda iliotibial, frouxidão do retináculo medial etc.

-Desequilíbrio da musculatura que cruza a articulação do joelho, fraqueza da musculatura do quadril e dos estabilizadores posturais, encurtamento muscular;

-Erro na técnica de execução dos exercícios;

-Excesso de atividades físicas;,

-Sobrepeso (gordura) corporal

O diagnóstico da dor patelofemoral é clínico, de acordo com a história e o exame físico de cada paciente. Os exames de imagem nem sempre são necessários, porém são usuais na prática clínica, principalmente para excluir outras causas estruturais de dor no joelho.

Em relação ao tratamento, são várias as opções terapêuticas para tratar a dor patelofemoral; a indicação de cada uma dependerá da correta avaliação do médico especialista e da identificação dos fatores causais dessa patologia.

Dentre as formas de tratamento, a principal delas é o correto fortalecimento e alongamento das estruturas musculares que participam do equilíbrio dinâmico da articulação do joelho.

Nenhum exercício tem contra-indicação absoluta independente da condição clínica do joelho. Existem contra-indicações relativas que devem ser avaliadas individualmente. Os exercícios de cadeia cinética fechada, como os agachamentos, são os mais funcionais e, portanto, os mais indicados no processo de reabilitação.

É importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física para orientação da correta execução dos exercícios e periodização dos treinos.

Dentre as opções medicamentosas para o alívio a dor estão os anti-inflamatórios hormonais ou não hormonais, os analgésicos comuns, os opióides e os suplementos à base de colágeno ou glucosamina com condroitina (ainda de uso controverso na literatura). A indicação dessas medicações é individual e prescrita de acordo com a avaliação clinica do médico especialista.

Outra opção muito utilizada e com ótimos resultados é a viscossuplementação, uma substância gelatinosa, a base de ácido hialurônico, que quando injetada dentro da articulação, atua como lubrificante e amortecedor elástico durante os movimentos articulares. A medicação pode restaurar o efeito do líquido sinovial, proteger contra a erosão da cartilagem, reduzir a inflamação sinovial, além de possuir um efeito analgésico direto e indireto nas articulações.

Quando ocorre persistência da dor apesar de todas as terapias citadas anteriormente e existe uma lesão avançada da cartilagem, algumas opções cirúrgicas são aventadas como tratamento definitivo. A indicação e a escolha do tratamento cirúrgico adequado depende da característica, localização e tamanho da lesão, além do perfil do paciente.

Dentre as opções cirúrgicas, uma das mais recentes e com excelentes resultados na literatura é a técnica de AMIC (condrogênese induzida por matriz autóloga), que combina microfraturas com uma matriz de colágeno (Chondro-Gide), uma membrana de colágeno suíno tipo I / III que atua como uma barreira para evitar a disseminação das células tronco mesenquimais da medula óssea (advindas do processo de microperfuração) para a articulação e promove a captação e adesão celular. Esse procedimento repara o defeito condral e recria uma cartilagem similar à original, proporcionando a melhora da dor mecânica do paciente após correta reabilitação pós-operatória.

Por fim, as causas de dor anterior no joelho são multifatoriais e devem ser analisadas pelo ortopedista para um diagnóstico preciso e um tratamento direcionado com abordagem em conjunto com outros profissionais, como o fisioterapeuta, o profissional de educação física, o nutricionista etc.

RESUMINDO A DOR PATELOFEMORAL:

-A causa é multifatorial;

-O excesso de peso (gordura) corporal é um fator de risco para persistência da dor;

-Os exercícios de fortalecimento muscular, principalmente os de cadeia cinética fechadas são os mais indicados para prevenção e reabilitação funcional;

-O diagnóstico é clínico e os exames de imagem são complementares;

-O tratamento inicialmente é conservador e depende de uma avaliação clínica individual;

-O tratamento cirúrgico tem bons resultados e pode ser uma opção em alguns casos;

-A abordagem multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento.